Alunos do Colégio Atlântico conquistam notas altas na redação do Enem em 2022
Acima de 700 já garante aprovação no vestibular
Qual o seu maior medo na hora do Enem? Para quem respondeu ‘redação’, calma. A partir de agora você não terá mais receios na hora de escrever as 30 linhas máximas exigidas na prova de redação do Enem.
Foi o que aconteceu com as cinco alunas do terceirão do Colégio Atlântico. A prova, que aconteceu no final de 2021, foi uma dissertação argumentativa que teve como tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. É, pelo visto não basta dominar as técnicas da escrita, é preciso estar antenado com os principais assuntos do cotidiano…
Mas Luana, Victoria, Fernanda, Natália, Laura e Izadora fizeram o tema de casa direitinho. Ou melhore, participaram das aulas de português e redação e, não se contendo, frequentaram assiduamente o laboratório de redação com a professora do colégio Atlântico Zuila Cristiane Gomes Sousa, que também é corretora das provas de redação do Enem. Com aulas semanais no contraturno, o laboratório proporciona um ensino mais aprofundado sobre o que realmente é fundamental na hora da escrita, incluindo técnicas para que o aluno não fuja do tema proposto, tenha condições para estruturar o texto em parágrafos de forma coerente, não copie o texto motivador, entre outros pontos fundamentais para alcançar a pontuação mínima, sendo que 2021, a média foi de 750 pontos.
Para a professora Zuila, a coesão também é outro ponto importante para a construção de sentido do texto e que também ajuda na compreensão dos argumentos utilizados pelo aluno. “É necessário saber construir no texto uma intervenção que possa, minimamente, apontar para a resolução do problema que se apresenta na temática do texto, tendo em vista que a grande maioria diz respeito a temas de cunho social”, explica Zuila, que atua na área da educação há 18 anos.
Sobre o Laboratório de Redação
Com aulas semanais no contraturno, o aluno inicia os estudos a partir do primeiro ano do Ensino Médio, sendo que no chamado Terceirão (o último ano) ele também participa de dois simulados a cada trimestre.
A coordenadora do Ensino Médio do Colégio Atlântico, Leila Fernandes da Cunha, explica que, com a implantação do novo Ensino Médio, o terceirão terá um projeto bem específico, que se intensifica no segundo semestre. “Vamos trabalhar temas da atualidade, orientação profissional, redação e projeto de vida”, detalha Leila.
Em se tratando do laboratório de Redação, a coordenadora e também professora de português do Atlântico, enfatiza a importância da escrita e do quanto os alunos consideram fundamental participarem das tutorias. “Os próprios alunos falam sobre a importância de assistir as aulas do laboratório”.
As aprovadas
Luana Claro Rauber – 940 pontos, aprovada em Fisioterapia na UFSC
“Durante as aulas de redação do período integral eu prestava atenção na professora e tirava todas as minhas dúvidas diretamente com ela. Além disso, ela corrigia as redações com a gente do lado muitas vezes, o que facilitava para entender os erros, e corrigi-los posteriormente!
Na minha rotina eu incluía uma redação por semana e corrigia em uma plataforma online, mas os temas das redações sempre com âmbitos diferentes, por exemplo, uma semana sobre saúde, outra sobre educação ou tecnologia, e por aí vai!
Acho que uma dica legal seria, principalmente, se a redação for voltada à prova do Enem, estudar as 5 competências da prova, fazer uma boa argumentação (eu utilizo muito causa e consequência como tese 1 e 2), garantir os 200 pontos da conclusão e não se preocupar com o embelezamento do texto com palavras difíceis, pois o principal objetivo da prova e a estrutura do texto e seu conteúdo.”
Victoria Martins da Silva – 900 pontos, aprovada em Letras na UFSC
“Para você fazer um bom texto, não basta saber escrever bem. É preciso estar de acordo com 5 competências. Com a professora a gente aprendia cada uma delas. A minha rotina de estudo foi baseada em uma rotina bem especifica, fazendo com que eu aprendi muito. Estudei o que mais caia e a lista de prioridades. A minha dica é estudar tudo o que você aguenta naquele dia.”
Fernanda Spezzaprio dos Santos – 860 pontos, aprovada em Nutrição da Univali
Natália Figueiredo da Fonseca – 800 pontos, aprovada em Direito e Odonto na Univali
“O laboratório de redação me ajudou muito! Durante o decorrer das aulas, foram aprofundadas todas as competências da correção da redação, então eu tive um entendimento muito grande de como eu deveria escrever para tirar uma nota boa! A minha rotina de estudos foi da seguinte forma: para além das aulas na escola, eu via vídeo-aulas sobre as matérias e fazia muitos exercícios e fazia pelo menos duas redações por semana, sobre todos os eixos temáticos. A minha dica especial é sempre pesquisar repertórios socioculturais, porque é muito importante para a hora da redação e também manter uma rotina de estudos que seja eficaz, incluindo simulados pelo menos 1 vez por mês”
Laura Henschel Bianchini – 780 pontos, aprovada em Odonto na Univali
Izadora Angelone – 780 pontos, aprovada em Odonto na Univali
“As aulas me ajudaram muito pois eu nunca fui uma pessoa tão boa na escrita e confesso que não tenho muita habilidade para escrever, mas com as aulas as dicas e os macetes eu consegui pegar o jeitinho. – Eu fazia todas as tarefas no dia e revisava os conteúdos passados também, fazia lista de exercícios e uma redação por semana para praticar! Isso me ajudou muito! Apenas comece, monte uma rotina que encaixe com você e seus horários, dê o seu melhor!! E lembre-se sempre pelo que você está estudando, aonde você quer chegar! Isso vai ajudar a você ter mais força de vontade e lutar pra chegar onde deseja!”