Nossa História

Colégio Atlântico

A rede particular de ensino de Itapema teve início em 1987, com o Centro Infantil e Escola Primária Pequeno Príncipe, o qual oferecia apenas Educação Infantil – até a quarta série. Na época, havia uma demanda da sociedade em buscar a continuidade da educação privada para os filhos. Assim começou essa linda história. “Assumi o Pequeno Príncipe em 30 de setembro de 1994 com o propósito de atender estas famílias”, lembra Lourdes do Rocio Pires, fundadora do Colégio Atlântico, que veio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná para tornar-se a nova mantenedora e diretora do colégio. Ela contou com o importante apoio e participação de seu marido, o Dr. José Bernardes Passos (in memorian), muito conhecido e lembrado com carinho como o “Tio Zezo”.

A participação do “Tio Zezo” na escola, ia além do auxílio e acompanhamento nas reformas e construções. “Tio Zezo” tinha o dom da palavra e sempre emocionava quando fazia uso do microfone em eventos escolares. “Tio Zezo” não se envolvia no processo educacional, mas ia além, conquistava a criançada da época por sua simplicidade e descontração. Quebrava protocolos e transmitia alegria.

NOSSA HISTÓRIA

Muito além do processo educacional.
A rede particular de ensino de Itapema teve início com o Centro Infantil e Escola Primária Pequeno Príncipe em 1987, quando a escola oferecia apenas de Educação Infantil até quarta série. Havia, na época, demanda da sociedade pela continuidade da educação privada para essas crianças, e foi assim que começou nossa história. “Assumi o Pequeno Príncipe em 30 de setembro de 1994 com o propósito de atender essas famílias”, lembra Lourdes do Rocio Pires, fundadora do Colégio Atlântico, que veio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná para tornar-se a nova mantenedora e diretora do colégio, o qual foi muito além do processo educacional.
Crescimentos e Novos Desafios
O movimento de evolução não cessou, e a implantação das novas séries – de quinta à oitava [hoje de sexto a nono/Ensino Fundamental II] – aliada à tecnologia, à música, à dança, ao esporte, às atividades cívicas, à literatura, ao teatro, às viagens e aos passeios que agregavam valores culturais e entretenimento ao colégio, consolidaram a instituição, passando a ser nomeada Centro Educacional Atlântico em 1995.
A confiança da comunidade só crescia e novas demandas surgiam, o que levou à implantação progressiva do Segundo Grau em 1997, formada pelos alunos da oitava série que haviam se formado em 1996 e alunos novos. Nessa fase, o Atlântico já havia registrado crescimento incrível: os 90 alunos de 1994 já eram 200 em 1995. Em 1997, o então Centro Educacional Atlântico recebeu o nome atual: Colégio Atlântico.
Inovação e Infraestrutura.
Com todos os segmentos de ensino autorizados e reconhecidos, a escola movimentou-se no sentido de ampliar seus espaços que, ano após ano, foram pensados, construídos e preparados para possibilitar a prática pedagógica de excelência. Um desses movimentos foi a instalação do primeiro laboratório de informática educacional da região, uma revolução em todo o processo educacional já que, na década de 90, computadores eram novidade para alunos e também professores, que trocavam o mimeógrafo pela tecnologia da impressora.
Em 1998, o Colégio Atlântico abriu o ano letivo com uma piscina, investimento que possibilitou momentos de recreação, convivência e integração muito significativos no aspecto relacional dos alunos.
Esporte e Organização.
O novo século trouxe mais avanços, como a inauguração da quadra esportiva construída nas medidas oficiais qualificando as aulas de Educação Física, que até o ano 2000 eram realizadas em uma cancha de areia. A partir daí surgiram as escolinhas de futsal, basquete, vôlei e handball, resultando em inúmeros troféus conquistados pelos alunos em campeonatos promovidos no município.
Em 2002, investiu-se na organização e adequação dos ambientes de acordo com a faixa etária, tendo cada segmento de ensino seu próprio espaço, como o inaugurado Bloco de Ensino Médio utilizado atualmente. Dois anos depois houve um resgate da história, com a reconstrução do Bloco da Educação Infantil, herança do Pequeno Príncipe. O espaço ficou mais amplo, lúdico, completo e seguro para atender as crianças.
Conforto e Bem-Estar.
Chega a hora de pensar em maiores conforto e bem-estar de alunos e professores, quando aconteceu a aquisição de aparelhos de ar-condicionado primeiramente para as salas de aula em 2007, e em seguida para os demais ambientes. Em 2010, as salas do Ensino Médio receberam lousas digitais, equipamentos multimídias e internet, permitindo aos professores e alunos disporem de métodos mais atualizados de estudos.
Tais recursos deram vida nova aos professores e às aulas, que puderam apresentar conteúdos aos alunos de forma mais atraente. Dois anos depois, em 2012, foram instaladas as câmeras, oferecendo à escola a capacidade de monitoramento em tempo real e, consequentemente, garantindo mais prevenção, proteção e segurança.
Já 2015 foi o ano da modernização do Parque Infantil. O novo parque ficou mais colorido, atrativo, divertido e seguro. Com os novos brinquedos, passou a proporcionar muito mais do que diversão, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades corporais, destreza e proporcionando interação e superação de desafios. Vale lembrar: criança que brinca é criança feliz!
Mais e mais avanços, ano após ano.
No ano de 2018, a quadra esportiva ganhou proteção nas laterais, tornando-se mais adequada para dias de frio e de chuva. Lá acontecem as práticas esportivas e os eventos da escola. A Biblioteca também ganhou cara nova em 2018. Com a reforma, os novos móveis e os novos títulos, tornou-se mais convidativa, agradável e um espaço aconchegante e confortável de leitura e letramento. Também a piscina, em 2018, passou por reformas, a nova proteção lateral de vidros que substituíram as antigas grades de ferro trouxe mais beleza e segurança.
Outras melhorias aconteceram em banheiros, pátios, corredores, escadarias, rampas e telhados. A escola contempla áreas verdes, mantendo árvores e jardim. Todos esses espaços recebem manutenção regularmente.
A transformação mais recente nas instalações da escola aconteceu na Educação Infantil, que apesar de ter sido o primeiro segmento do colégio, havia uma crença de que o Atlântico era escola de alunos maiores. O acesso exclusivo com entrada pela Rua 258 foi muito desejado por toda a comunidade escolar, pois enaltece o cuidado especial de que crianças pequenas necessitam.
Em 2019, portanto, a Educação Infantil, mesmo fazendo parte de toda a escola, tem seu espaço reservado e recebe os alunos pela nova entrada totalmente reformulada, propiciando mais segurança aos pequeninos e dando mais tranquilidade às famílias.
Pandemia e desafios.
Pandemia / fechamento da quadra

No início de 2020, todo o colégio se preparava para mais um ano letivo. Em março, porém, sofremos com a chegada do obrigatório isolamento social e consequente fechamento das instituições de ensino como medida de segurança para evitar a proliferação do corona vírus. Uma pandemia traria desafios impensados e mudanças que viriam para ficar.
Ações rápidas foram necessárias, por isso foram adiantadas as duas semanas do recesso de julho, período em que toda a equipe do Colégio Atlântico se preparou para lecionar de forma on-line com equipamentos e treinamentos. Durante todo o ano, professores ministraram suas aulas on-line e ao vivo, respeitando os horários de aulas e o calendário escolar, um grandioso desafio cujo empenho foi apreciado pelas famílias.
Com a flexibilização do isolamento social em 2021, o atendimento passou a ser híbrido até que voltou à normalidade com o oferecimento de aulas presenciais para as turmas completas. Consideramos essa a modalidade mais adequada e eficiente para o ensino de crianças e adolescentes, a tecnologia usada, entretanto, continua disponível, e a escola tem prestado atendimento on-line quando há alunos em necessidade de afastamento. Nesse mesmo ano, a quadra de esportes foi totalmente fechada, tornando-se um ginásio poliesportivo onde os estudantes ficam melhor protegidos de ventos e chuvas.

A pandemia chegou ao fim, mas seus reflexos são percebidos no processo educacional, principalmente no que tange prejuízos psicológicos. Por esse motivo nasceu o projeto Knowyourself, cujo objetivo é, por meio de momentos especialmente direcionados, identificar e prevenir doenças psicológicas, trabalhar o autodesenvolvimento e orientar alunos na organização de seus estudos e em seu planejamento de vida. Esse projeto acontece com o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Pós-pandemia e evolução: Projeto de Educação Ambiental, Programa Bilíngue, Programa Socioemocional e Projetos Esportivos.
Superada a pandemia, foi hora de evoluir para novos projetos, como o de Educação Ambiental, criado para complementar as práticas pedagógicas e proporcionar aos alunos contato com a natureza, somado a ensinamentos de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Nessas aulas os alunos aprendem na prática o cultivo de hortas, o processo de reciclagem de resíduos sólidos, o processo de compostagem e muito mais. Essas atividades acontecem na fazendinha onde há horta, pomar, pequenos animais, composteira e um playground.
Aconteceu também a implantação do programa bilíngue, utilizando a solução didática Eduall, que faz parte do portfólio da SOMOS Educação. Nossos alunos desde a turma Infantil 3 (Educação Infantil) até as turmas dos nonos anos estudam inglês todos os dias.
O programa Socioemocional Líder em Mim integrou-se ao trabalho nesse mesmo período, o qual busca desenvolver boas práticas através de 7 hábitos, são eles: seja proativo, comece com o objetivo em mente, primeiro o mais importante, pense ganha/ganha, procure primeiro compreender, depois ser compreendido, crie sinergia e afine o instrumento. As competências socioemocionais desenvolvidas pelo Líder em Mim geram nos estudantes boas práticas, ajudam nos relacionamentos interpessoais e são caminhos para uma vida emocionalmente saudável.
Os projetos esportivos, descontinuados na pandemia, foram reativados aos poucos além de novas parcerias firmadas, reiterando a importância dada ao desenvolvimento físico. Assim as aulas esportivas retornaram e são oferecidas como atividades extraclasses nas aulas de futsal, vôlei, basquete, handebol, dança, ginástica rítmica e patinação.
Contamos com amor nossa história, pois cada capítulo revela lembranças que envolvem espaços, pessoas e emoções. Sabemos que memórias de escola se entrelaçam às memórias de famílias e fazem parte do imaginário da pessoa que cresceu, por isso continuaremos nos dedicando para que nossos alunos sejam felizes e tenham rica bagagem.

O resultado dos nossos alunos
é motivo de satisfação e orgulho

Com a palavra, José Affonso Pires Moreira, diretor-geral do Colégio Atlântico.

À frente da direção-geral do Colégio Atlântico, José Affonso Pires Moreira, ex-aluno, segue o legado deixado pela matriarca e ex-diretora Lourdes do Rocio Pires. Confira a visão do diretor sobre o processo evolutivo da instituição de ensino.

“Quando vejo alunos chegando ao colégio com um sorriso no rosto percebo que estamos no caminho correto e que fomentar os valores familiares deu certo, pois somos chamados de ‘Escola Família’. Adotar um material didático inovador e investir em profissionais motivados e competentes fez a diferença nesses anos. Devo também falar dos ambientes adequados e das áreas comuns, que são aconchegantes espaços de todas as práticas pedagógicas e de convivência entre alunos e equipe.

Os projetos, programas e aulas extracurriculares oferecidas, que complementam o currículo básico e permitem um maior desenvolvimento de nossas crianças e jovens, também qualificaram o colégio. Assim como os investimentos em tecnologia de informação, que facilitam a comunicação com os pais. Nos últimos anos, em especial, nos dedicamos em melhorar a organização dos processos administrativos e pedagógicos para ofertar serviços com mais excelência e dinamismo.

Por tudo isso, constatamos os resultados positivos do trabalho de toda a Equipe Atlântico. Ao receber filhos de ex-alunos ou ao verificar que alunos gostam de permanecer um pouco mais no colégio ao fim da aula, percebo que construímos um ambiente seguro e feliz que vai além de paredes e carteiras. Ver nossos alunos sendo aprovados nos vestibulares ou se saindo bem no ENEM é motivo de satisfação e orgulho”.

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