Infantil 5 (5 a 6 anos)
Nesta etapa as crianças manifestam a curiosidade própria de quem está desvendando o mundo quando se encontram em ambiente acolhedor, interativo, instigante, diversificado e aberto às explorações.
Faz-se importante garantir, no INFANTIL 5, práticas pedagógicas em que interações e brincadeiras envolvam atividades relacionadas à música, à pintura, à escultura e a outras formas artísticas, como a dança, a literatura e o teatro.
A partir desta faixa etária, amplia-se a vivência, desenvolve-se a sensibilidade, a criatividade e a expressão pessoal. São oferecidas, portanto, oportunidades para viver o prazer de pesquisar, experimentar um cenário com cores, sons e formas presentes nas expressões artísticas, brincar com as linguagens oral e escrita e ampliar os conhecimentos a respeito delas.
Dentro dessa perspectiva, a proposta pedagógica do colégio acontece através da Pedagogia de Projetos e Temas de Investigação que iniciam a cada semestre. Esses temas são apresentados às famílias nas Mostras Itinerantes durante o ano letivo.
A musicalização, a língua inglesa e a prática da educação física, com professores especialistas, acontece semanalmente na rotina do INFANTIL 5 com o objetivo de proporcionar vivências que abrangem diferentes áreas do conhecimento.
Os materiais didáticos “Coleção Descobertas” e “Eduall Bilingual Solution” nas aulas de língua inglesa continuam embasando o trabalho pedagógico, o projeto “Líder em Mim” com aulas semanais complementa o projeto educativo para estimular e desenvolver as habilidades essenciais e específicas dos campos de experiências de acordo com a BNCC.
O acompanhamento da aprendizagem é realizado por meio de observações e vivências diárias, registradas num parecer descritivo nomeado Trajetória. A Trajetória da Criança, é composta pela história e evolução da turma e do aluno, é enviada ao final de cada semestre para as famílias acompanhada do Portfólio Digital, o qual guarda diferentes momentos de aprendizagens e integração registrados por meio de fotos e descrições.
No Infantil 5 a alfabetização ganha ênfase com propostas voltadas para a aprendizagem da escrita e da leitura, enfatizando elementos considerados importantes para o desenvolvimento de capacidades e amadurecimento das crianças.
No decorrer do ano letivo o aluno vai aprimorando sua capacidade de ler e escrever, adquirindo o domínio de um código e de diferentes habilidades para utilizá-lo assim como novas formas de compreensão e uso da linguagem.
O processo de alfabetização não significa só ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases e frases para formar textos, e sim saber o que está lendo e escrevendo ter noção de concordância saber se o que está escrevendo tem coerência. O tempo de cada criança é respeitado pois todo o trabalho iniciado na Educação Infantil terá continuidade nas séries iniciais do Fundamental 1.
O Letramento é outro processo desta etapa, sinaliza que a criança sabe ler, escrever, interpretar e que responde adequadamente às demandas da sociedade voltada ao uso adequado da leitura e da escrita. Letramento é informar-se através da leitura, não apenas do que está escrita, mas quando, por exemplo, identifica uma placa de pare, ou um sinal de proibido fumar, ou um sinal indicando silêncio, mesmo não sendo alfabetizada.
Ao final do Infantil 5, entendemos que cada um dos nossos alunos, respeitando competências e habilidades desenvolvidas de acordo com sua maturidade, estão no processo e caminho certo para continuar descobrindo o mundo maravilhoso e infinito da leitura e escrita.