Ensino Fundamental é o início de uma grande trajetória estudantil
Um dos marcos na vida de um estudante é o ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental. A rotina muda significativamente: de crianças, passam para quase adolescentes. Das classes coloridas organizadas em círculos, para as carteiras azuis enfileiradas. As tarefas de casa ficam mais intensas, a dedicação redobrada e o apoio da família ainda mais importante para a segurança e estímulo dos pequenos.
E assim meninos e meninas com idade acima dos 6 anos iniciam uma nova trajetória na sua vida estudantil. Rumo ao Terceirão e à Universidade. Rumo a um futuro profissional.
A coordenadora do Ensino Fundamental l, Aline Luci da Silva Schutel, acredita que a transição da Educação Infantil para o ensino Fundamental l é um período de grandes mudanças, não apenas para as crianças, mas também para os pais.
É no primeiro ano que o aluno finaliza o ano alfabetizado, compreendendo desde pequenas palavras, até leituras maiores. É no primeiro ano que o aluno entende os conceitos de letra, sílabas, palavras, frases e texto. Além de diferenciar números e, até compreender pequenas operações matemáticas simples, como soma e subtração. “Muitos podem não alcançar os objetivos esperados em relação às habilidades de soletrar devidamente, escrever e ler, bem como os cálculos matemáticos”, explica Aline.
No Colégio Atlântico, é na primeira série que os alunos se desenvolvem ainda mais como seres humanos, aprimorando suas habilidades emocionais, cognitivas e pedagógicas. Sempre com o apoio técnico dos professores, coordenadores e diretores do Atlântico.
Parece uma grande sobrecarga aos pequenos, mas, nessa etapa, o amadurecimento é significativo, sempre respeitando as particularidades de cada aluno. É isso que o Atlântico defende e aplica diariamente. “Para nós, mais do que o aprendizado da apostila, preparamos para o futuro”, comenta o diretor pedagógico Heliton Bandeira.
Não é à toa que o Colégio Atlântico tem em seus valores o amor e a família. Aline deixa algumas dicas especiais para que essa transição seja realizada de forma calma e tranquila:
- Importante que os pais compareçam nas reuniões escolares para que estejam conectados à escola.
- Importante estipular algumas regras em relação aos aparelhos eletrônicos
- Estabelecer um local adequado aos estudos em casa.
- Ajudar a criança a fazer a tarefa de casa e não fazer por ela.
- Sempre perguntar à criança como foi o seu dia de aula, pois é uma forma de manter um bom diálogo e mostrar que está presente na sua vida.
- Conhecer os amiguinhos do filho é muito importante também.
- Ler historinhas com os filhos antes de dormir estimula o desenvolvimento da inteligência emocional e ainda facilita a criança a ‘pegar’ no sono.
A dica extra é a seguinte:
“Uma forma de ajudar as crianças a se acostumarem com a nova rotina de maneira espontânea, seria a disposição das carteiras em sala de aula, os espaços para os brinquedos e a adaptação da jornada de horas na escola. MUITA ATENÇÃO E CARINHO e jamais esquecer os momentos lúdicos”.
1ª Ano: Pelo MEC, para ingressar no Primeiro Ano do Ensino Fundamental, a criança deve ter seis anos completos até 31 de março do ano regente. As aulas ocorrem no turno da tarde, das 13h30 às 18h, com um recreio de 20 minutos.
Além das disciplinas específicas do currículo, os estudantes participam diariamente das aulas de Inglês, por meio do projeto English Stars, semanalmente do Programa Socioemocional Líder em Mim e quinzenalmente das aulas de Educação Ambiental.
Semanalmente também acontecem as aulas de Artes e Musicalização e a tão esperada Educação Física tem carga horária dupla, ou seja, duas vezes na semana.
As aulas de Musicalização têm um papel muito importante no processo de aprendizagem, pois a criança trabalha com sons, sua acuidade auditiva é aperfeiçoada e, quanto mais for estimulada, melhor será seu desenvolvimento intelectual.
Já nas aulas de Arte o pensamento artístico e da percepção estética se destacam, desenvolvendo no educando a sensibilidade, a percepção e a imaginação no domínio do conhecimento artístico, compreendendo a arte como meio de humanização da realidade.
Nossa grade de ensino tem como objetivo garantir aos nossos alunos o contato com uma gama rica e variada de estímulos capazes de promover seu desenvolvimento integral. Todas as salas dispõem de sistema com monitoramento interno de câmeras e ar condicionado para maior conforto e segurança.
Os alunos também dispõem de Apoio Pedagógico e Aprofundamento de Estudos no contraturno.