O que você faria sem Escola?
O que seria do mundo sem a escola, sem os professores? Como cada um de nós iria compreender as letras, os números, a nossa própria história?
Nada.
Aliás, esse texto não existira e nem você estaria lendo cada uma das palavras escritas aqui nessa tela. Afinal, alguém o alfabetizou. Ou, melhor, um professor. E, muito provavelmente, em uma Escola.
Por isso, comemoramos o Dia da Escola, oficialmente no dia 15 de março. Lembrar a importância da Instituição Escola é fundamental para que possamos, cada vez, mais, valorizar e reforçar o seu papel na socialização e desenvolvimento de crianças, jovens e adolescentes.
Para o diretor do Colégio Atlântica, José Affonso Moreira, acredita que o dia marca a consolidação de todo o processo educacional. “Uma boa formação escolar favorece o futuro das pessoas”, avalia José Affonso.
Sobre a origem da palavra Escola
A palavra “escola” tem origem na língua grega e significa, entre outras coisas, “lazer, tempo livre”. Baseada na tradição greco-romana, no local da escola não era valorizada a formação profissional e nem o trabalho manual. O ideal de educação grega era formar futuros governantes e ocupantes dos altos cargos. Nessa época, havia o mestre e seus discípulos, os quais ensinavam política, artes, aritmética e filosofia.
Anos depois, quando o Brasil foi descoberto, somente os homens brancos tinham permissão para estudar, tendo as primeiras escolas criadas pelos jesuítas em 1549, durante o Período Colonial.
José de Anchieta foi o primeiro professor oficial do Brasil. Ele dava aulas em Salvador, na Bahia.